.

A População Chinesa e as 56 Etnias

A população chinesa e as 56 etnias


1. População

A China é o país do mundo com maior população, ocupando cerca de um quinto da população mundial. De acordo com os dados recolhidos (de Julho de 2008), a China tem 1.330.044.605 de habitantes.

A densidade populacional da China é relativamente alta, mas a distribuição populacional é muito desequilibrada.

Na década de setenta, o governo chinês pôs em prática a planificação familiar, para controlar o crescimento da população, e por conseguinte, reduzir ano após ano a taxa de natalidade.
A política de controlo populacional da China tem como principal regra, cada família, que viva nos centros urbanos deve apenas ter um filho, no interior são permitidos dois filhos, caso o primeiro seja mulher.
De acordo com as estatísticas, a taxa de crescimento natural da população, em Julho de 2008 é de 0,629 %, a taxa de natalidade é de 13,71 % e a taxa de mortalidade é de 7,03 %. E, actualmente a esperança média de vida da população da China é de 71,40 anos.



2. As 56 etnias da China

Na China existem, no total, 56 etnias, dentro delas a etnia Han (汉族 Hànzú) é a maioritária, ocupando cerca de 91,6% do território chinês e as restantes 55 etnias ocupam 8,4%. Devido ao facto da etnia Han ser a mais populosa, habitualmente, designa-se às outras 55 etnias de etnias minoritárias (少数民族 Sháoshǔmínzu ou 兄弟民族 Xiōngdìmínzu).

Este fenómeno leva à existência de uma diversidade linguística, que é caracterizada pela existência de dialectos e sub-dialectos. Entre as 55 etnias minoritárias, apenas a etnia Hui e a Man usam em comum o Mandarim e não falam mais as suas próprias línguas. As restantes etnias usam as suas próprias línguas e algumas delas falam mais do que uma língua, calcula-se que existem cerca de 80 dialectos e sub-dialectos, provenientes das etnias minoritárias.





Fotografias de trajes tipicos de algumas etnias






.

0 comentários: